sábado, 1 de dezembro de 2007

Terra cor de tijolo

Nunca um banho soube tao bem (nem nunca precisei tanto de um ao final do dia como naqueles que passámos na aldeia de Perutti). Perutti é uma pequena comunidade indigena situada no nordeste da argentina, já próximo do Brasil e Paraguay, daí que a lingua que os locais falam entre eles seja o Guarany (desconheco se ha relaçao com o Guaraná, mas hei-de saber). Ali vivem cerca de 500 pessoas, literalmente no meio da selva e completamente isoladas da civilizaçao mais próxima – Montecarlo – onde o pessoal da LIFE (13 no total) fica instalado. Nao é dificil descrever a aldeia – predomina o verde (ora pois estamos na selva) e a terra cor de tijolo. Alias quase tudo é desta côr e o que nao é rapidamenente fica: sapatos, roupa, pele (principalmente os miudos que andam sempre completamente imundos dos pés aos dentes). Por isso, uma das nossas tarefas – limpar a miudagem, tirar-lhes os piolhos e afins (tarefa a que me conseguir esquivar) – revelou-se totalmente inglória já que 10 minutos depois estavam no mesmo estado em que os encontrámos...

Até há pouco tempo (uns 40 anos) esta populaçao era nómada, sendo forçada a fixar-se...o governo argentino delimitou uma área – reserva indigena (até soa bem) e dalí quase nao saiem (das 500 pessoas, apenas 5 ou 6 homens trabalham em Montecarlo e claro, os habitantes da cidade claro preferem que assim seja). De resto trabalham em agricultura, artesanato e pouco mais, ou seja, nao tem formas de subsistência próprias. Ali falta quase tudo, ninguém usa sapatos, principalmente os miudos. Sanita, duche, água corrente nao existem (vivem tao isolados que nem conheciam a existêcia destes objectos que nos sao tao familiares). Apesar de tudo, parecem viver relativamente felizes, principalmente os miudos (bem mais que aqueles dos bairros dos arredores de BA). Os problemas sugrem mais quando crescem e vao para a escola fora da aldeia e têm de contactar com outras pessoas...ninguém lhes facilita a vida e vivem completamente á margem. Penso que por isto trabalho da LIFE é bastante importante, porque levam roupa, sapatos, objectos de higiene, enfim... mas tambem porque ajudam a desenvolver algumas competencias sociais...temo é que a longo prazo se esteja a tapar o sol com a peneira e eles se habituem demasiado a receber sem fazer nada por isso e nao aprendam a caminhar sozinhos.

Aqui ficam as fotos...

Uma casa da aldeia onde vive uma familia inteira (nao sei bem com quantas pessoas)

Um passeio no meio da selva guiado pelos miudos

Uma pequena parte do material oferecido todos os meses (acreditem ou nao os objectos mais concorridos sao mesmo os frascos e as panelas...há pouco tempo a LIFE descubriu que algumas pessoas deitavam fora a comida que o governo lhes manda porque nao tinham onde cozinhar)


A fila para o leite. Uma das minhas tarefas era por aquela miudagem toda em fila e bem comportada para o lanche (parece mais fácil do que é...)

O Jose a recolher o lixo do chao, tarefa que os miudos fazem em troca de um "alfajor" (tipo bolachas com chocolate)

Contentes da vida com os "alfajores" e com os sacos do lixo a servirem de capas (há falta de melhor...)

3 comentários:

MikE disse...

Um post! Um post!! :D Começo a achar que devias escrever um livro de memórias quando voltares.. Best-Seller quality :P Beijinhos pra Susana-Cor-De-Tijolo!!

David Lima disse...

Susaaaaana. Vem pro Rio poxa!

David Lima. Te adicionei no MSN, diz algo. Besos brasileños!

Sue disse...

Poxa David num dá não cara, bem queria, mais num tem tempo não ;)
Não te preocupes que vou cobrar esse convite mais tarde :)
Devias ter vindo a Buenos Aires também, né? Que pasó?

Besos