quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Como vos disse a coisa continua a não estar fácil por cá na terra das pampas (para os argentinos, digo), o preço da comida aumenta diariamente e as manifestações sucedem-se. Agora mesmo quando regressava a casa estava uma a acontecer mesmo em frente a um dos melhores shoppings desta zona – Alto Palermo. Pelo que percebi do que falei com as pessoas, o protesto, liderado pelo Movimento de Contestação Popular de um tal de Raul Castelar (que aparentemente eu deveria conhecer, já que a senhora ficou com um ar aparvalhado quando perguntei quem era), tinha uma razão bem simples: comida.

Ora bem, os manifestantes, todos da mesma cor (“os bolitas” – como os argentinos chamam aos peruanos, bolivianos...), cortaram a avenida, montaram o estaminé (tambores, bandeiras com a figura do Ché, pois claro), a policia alinhou-se em frente ao shopping e pronto... parou tudo. Entretanto, pelo que me disse aquela senhora isto é normal e geralmente não acontece nada de especial, se bem que os jovens de bastão e cara tapada deixaram-me algumas dúvidas. As outras pessoas que passavam pareciam não se importar muito, a não ser algumas senhoras que estavam bastante incomodadas por não poderem entrar no shopping (realmente não há direito...).

Só para se perceber como a minha descrição dos argentinos como sendo algo racistas não está longe da verdade, notem uma afirmação da senhora com quem falei (argentina, aparentemente classe média): “os argentinos da classe média argentina são uns nazis!”.

Bem, mas não quero passar uma ideia errada e provavelmente a sociedade argentina não é mais discriminatória que muitas outras, só que aqui parece que o tema está mais em aberto e as pessoas não têm grandes problemas em falar no assunto. Admitem que existe, mas falam como se fosse algo inevitável...

Parece também que as pessoas não têm grandes problemas em falar com estranhos sobre qualquer assunto. Como não é normal, não deixo de ficar surpreendida, mas acho óptimo o à-vontade com que o fazem e é muito bom para perceber como as coisas funcionam. Em 10 minutos de conversa esta senhora ainda me falou do marido que desapareceu no final dos anos 70...ela nunca mais o viu.
Para quem não sabe, entre 1976 e 1983, no período a que chamam “Guerra Suja”, desapareceram mais de 30 mil argentinos que os militares do General Videla suponham ser comunistas (aqui desaparecer inclui tudo...raptado, morto, torturado).
O filme “Imagining Argentina” com o António Banderas (não se preocupem que aqui o jovem não canta...) retracta isto mesmo. Não que seja um grande filme, mas dá para ter uma ideia.

Bem este post não estava nos planos hoje, mas quis partilhar. Aqui ficam mais algumas fotos.


Bairro: Ciudad Oculta (fotografia tirada pela Joana, do género câmara oculta)



Comida para todos. O "comedor" é um género de um centro comunitário onde as criancas podem comer, levar leite e afins. É também onde trabalhamos com os "chicos"


Os Voluntários


Mas nao é so trabalho... As segundas feiras no Konex há concertos ao vivo, do género zambujeira, mas no meio da cidade. Alguns voluntários e outros que se vao juntando...Argentinos, holandeses, belgas, canadianos de tudo um pouco.



O Jardim da Recoleta, perto de casa
Os parques e jardins ficam apinhados aos domingos. E há falta de melhor há quem faça deles praia (nao falta pessoal de biquini, cadeirinha, música, uma animaçao :)




4 comentários:

Miss Curvaceous disse...

Oi Susaninha.. Não temos falado pela net... Adoro vir ler os teus posts ;)

É realmente uma pena toda essa miséria e desigualdade.. Se fossemos todos como tu (a ajudar os outros) o mundo seria melhor... Começa a pensar num outro voluntariado pra daqui a uns anos e inclui-me q tb quero contribuir p um mundo mais justo :)

Um beijão querida... muitas saudades!!

Miss Curvaceous disse...

Ah.. by the way este mês vou dobrar roupa para a maior Zara de Londres (fica em Bond Street)... É dinheiro.. acho k ainda não te tinha dito.. ;)

Beijoooo

Sue disse...

Ah muito bem, nao me tinhas dito...Bond, James Bond Street? :P
Sim, claro excelente ideia outro voluntariado daqui uns tempos, podemos já começar a pensar nisso quando chegar a londres ;)
Gracias pelos posts...outra grande impulsionadora deste blog. Besos

S. disse...

olha olha olha!
eu também te mandei fazer um blog....estas descriminações só por eu ser mais escura....
olha olha só por isso no natal recebes uma K7(qual CD....) com 30 minutos do Banderas a Cantar....

olha olha olha já agora escreve um livro. :)

beijo da sempre P*Gasta